Blog Kamaleon

5 Forças de Porter: use esse modelo para criar sua Estratégia de Gestão e sair na frente da concorrência

Ser competitivo no mundo dos negócios pode ser tarefa difícil. E elaborar uma estratégia de gestão adequada, nos mínimos detalhes, é a melhor maneira de garantir que você pode ter a maior chance de sair na frente na disputa contra a concorrência do segmento em que atua.

 

Professor de Harvard e referência em administração e economia, Michael Porter idealizou um organograma que ajuda qualquer empresário a montar o planejamento estratégico ideal para antecipar todas as questões que a competição de mercado pode trazer.

 

As 5 Forças de Porter buscam analisar profundamente a concorrência para que seu negócio esteja melhor posicionado para ter competitividade e não ficar para trás dos rivais.

 

Rivalidade entre concorrentes

Não é segredo que a concorrência é um ponto chave de qualquer planejamento de gestão. Hoje em dia, mais ainda! Com tantas possibilidades abertas pela internet e pelas novas mídias, novas empresas surgem o tempo inteiro no mercado, em qualquer segmento. Embora muitas fiquem pelo caminho antes de realmente se tornarem uma real competição ao seu negócio, é preciso estar sempre atento a todos.

 

Saber mapear os rivais no seu setor é fundamental para que não deixe nada passar e se veja ficando para trás de surpresa.

 

Não à toa, esse é o centro das 5 Forças de Porter. Afinal, identificar de maneira correta os principais concorrentes e saber categorizá-los – desde os mais importantes, que brigam pelo mesmo público-alvo, até os indiretos – é determinante para basear a estratégia de gestão mais adequada para a empresa.

Banner E-book Gestão

 

Estabeleça também prioridades de mercado e graus de rivalidade para saber exatamente contra quem está competindo. Aplicar a famosa Análise SWOT para identificar potenciais forças e fraquezas dos adversários também é interessante para sair na frente.

 

Ameaça de produtos substitutos

Aqui é onde o planejamento precisa apontar os produtos ou serviços da concorrência que mais ameaçam o seu negócio. É sempre bom também estar atento a novidades no mercado, como artigos inovadores que podem cair nas graças do público-alvo rapidamente.

 

Dentro das análises, é o ponto em que se descobre as principais forças dos rivais mais perigosos, aquelas que podem afetar diretamente o seu nível de vendas, por exemplo.

 

Para ordenar de maneira mais prática e de fácil avaliação, o ideal é listar tudo que os maiores rivais oferecem que seja de igual ou maior valor (valor percebido, não monetário) ao que você tem.

 

Poder de barganha dos clientes

É inegável que o principal alvo de qualquer empresa, em qualquer situação, tem sempre de ser o cliente. Afinal, se não agradá-lo o negócio pode rapidamente entrar em decadência e ser superado pelos concorrentes. Por isso, é sempre bom lembrar que o seu público tem um imenso poder de barganha.

 

Ele não apenas deseja ter a maior qualidade, como também outras vantagens. Elas podem ser o custo-benefício mais atrativo, o preço mais baixo ou até mesmo as melhores formas de pagamento.

 

Para dominar esse ponto na estratégia de gestão, é preciso conhecer a fundo seu cliente: o que gosta, como se comporta, como vê as opções da concorrência, etc.

GIF ERP

Se um rival pode oferecer algo melhor, você tem de descobrir uma forma de agregar mais valor e fazer com que o cliente não troque você por ele.

 

Não basta saber o que o público quer, é necessário antecipar e superar os desejos para se manter competitivo.

 

Ameaça de novos entrantes

Dentro das 5 Forças de Porter, esse ponto mostra que a acomodação pode ser o fim de qualquer negócio. Não importa se você chegou ao topo do seu segmento, manter-se lá é o grande desafio.

 

Mesmo que no momento não haja grande concorrência ao que você oferece – ou ao menos nada que ameace de verdade a sua posição de mercado – sempre há a possibilidade de surgir uma nova marca que chegue com tudo para desbancá-lo e tomar seu lugar.

 

Então, manter-se inovando, buscar sempre a melhoria constante e estudar o setor para antecipar tendências são tarefas que nunca podem cessar dentro da empresa.

 

Poder de barganha dos fornecedores

A última parte das Forças de Porter lida com o fornecimento. Quem já trabalhou com isso sabe que a relação com fornecedores pode ser complicada, e é essencial que não seja para que tudo saia como o desejado.

 

Manter um grupo pequeno de fornecedores é arriscado justamente por gerar dependência e levar a problemas como entregas fora do prazo, falta de itens importantes ou aumento repentino de preços. Por isso, na hora de planejar a estratégia de gestão é bom colocar em mente que acertar na escolha de quem vai fazer o fornecimento é de suma importância. E mais, é precisa ter um boa gama de opções para evitar inconvenientes futuros.

Gif Kash

Já deu para ver que o posicionamento de mercado em relação aos concorrentes é fundamental para o sucesso da sua empresa, não é? E a estratégia ideal pode ser melhor elaborada com a ajuda de sistemas de gestão, sabia?

 

Esses sistemas são softwares online que integram dados, automatizam ações e otimizam todo o trabalho administrativo, facilitando não só o dia a dia do negócio como também tornando mais prática a análise de resultados e informações para o planejamento.

 

Ficou interessado? Entre em contato e peça sua demonstração gratuita!

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815