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5 técnicas de Marketing para sua equipe de Vendas conquistar mais clientes

Em empresas de pequeno porte, as funções de marketing e de vendas acabam sendo executadas por um ou dois profissionais com papéis misturados em ambas. Não à toa, as linhas de comunicação costumam ser mais práticas e simples. Mas, em negócios de maior estatura, esses canais tendem a se quebrar, gerando falhas que podem prejudicar algumas metas corporativas.

O marketing e a equipe de vendas precisam andar de mãos dadas. Sem um planejamento de marketing efetivo, não pode existir expectativa de vender o quanto deseja. E sem uma equipe qualificada também não há condições de qualquer campanha ter os resultados esperados.

Não é incomum ver funcionários do marketing com poucos conhecimentos de venda, assim como o contrário também se aplica: a equipe também pouco sabe sobre os processos e as campanhas que levaram aqueles potenciais clientes ao local. Então, antes de determinar uma estratégia de marketing, é preciso envolver os vendedores na discussão. E o uso de algumas técnicas específicas pode ajudar a todos. Veja.

1 – Entendendo a jornada

Antes uma averiguação considerada exclusiva do marketing, a jornada de compra que leva um potencial cliente ao estabelecimento precisa ser compreendida pela equipe de vendas para ter resultados ainda melhores. Resumindo, existem três etapas nela:

  1. Reconhecimento
  2. Consideração
  3. Decisão

A primeira é o momento em que se percebe uma necessidade ou problema a ser resolvido. A segunda, vem quando se pesquisa no mercado possíveis soluções. E, por fim, a última aparece quando a pessoa já se decidiu e vai para o ato da compra.

Entender cada pergunta que passa na cabeça da clientela nas três etapas é uma boa maneira de ter uma abordagem mais efetiva na hora da venda. Fique atento aos argumentos que fazem seu cliente seguir a jornada. Eles são fundamentais para você usar.

2 – Identificando desejos

Conhecendo bem o seu público, é possível identificar mais facilmente os desejos e necessidades na hora da interação no estabelecimento. Assim, os vendedores podem não só ajudá-los mais rapidamente a encontrar exatamente o que procuram, como podem também conseguir oferecer outros produtos ou serviços que possam ser do interesse do cliente – e com mais chance de sucesso para também vendê-los.

A integração entre marketing e equipe de vendas é fundamental aqui: as pesquisas de opinião são uma das melhores maneiras de descobrir outros desejos do público-alvo, assim como interações via web site ou redes sociais. Sendo bem feitas e analisadas, os funcionários terão melhores condições de vender outros itens após resolver a primeira necessidade do cliente.

3 – Criando conexão

O momento da compra é decisivo para que ela se efetue, naturalmente. Então qualquer membro da equipe de vendas da sua empresa precisa saber como se conectar ao cliente de maneira efetiva, do contrário uma venda certa pode acabar sendo perdida. Ao criar uma conexão, a pessoa se sente mais segura e confortável e tem mais chances de realmente comprar ali.

Estabelecer essa relação de confiança exige sinceridade também por parte do vendedor, mas não só. Algumas técnicas que podem ser usadas para conquistar melhor a clientela incluem:

  • usar o mesmo ritmo de voz e linguagem;
  • saber ouvir;
  • personalizar ao máximo a interação de acordo com o momento.

4 – Usando as informações

É preciso aproveitar todos os canais de comunicação possíveis para transformar seu público em clientela. As facilidades promovidas pela internet possibilitam que qualquer empresa tenha contato fácil e rápido através de web site e redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter – além do velho email, claro.

Cada mídia tem suas particularidades e vantagens específicas em relação às outras, então saber usar as informações analisadas através delas é muito efetivo para conquistar mais clientes. Afinal, você terá canais diretos para saber o que pensa, sente e deseja o seu público-alvo. Tudo isso pode e deve ser passado aos vendedores, para que eles também saibam como agir ao receber um visitante e conseguir efetuar a venda.

5 – Aproveitando as ferramentas

Existem diversas dispositivos e softwares hoje em dia que permitem ao empresário analisar o desempenho de cada pedaço do negócio. E não é diferente com os resultados de vendas.

Algumas ferramentas online analisam as características de vendas da empresa e ainda se integram com o departamento e os resultados de marketing, permitindo um maior entendimento do que vem dando certo ou errado nas estratégias adotadas. Com isso, a equipe de vendas pode ser melhor informada sobre como agir para conquistar mais clientes.

Para aumentar ainda mais a eficiência das vendas no seu negócio o uso de sistemas de gestão, como o Kash da Kamaleon TI, é importante. Os sistemas gerenciam os dados e permitem ao lojista ainda mais controle de todas as operações, deixando a equipe de vendas bem posicionada sobre os acontecimentos, objetivos e metas.

Gostou das técnicas? Você utiliza alguma diferente? Deixe seu comentário!

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1 Comentário para "5 técnicas de Marketing para sua equipe de Vendas conquistar mais clientes"

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