Blog Kamaleon

7 razões para utilizar a metodologia Seis Sigma na sua empresa

Tornar o dia a dia de trabalho mais produtivo costuma ser a grande ambição de qualquer empresário. Com mais eficiência na rotina administrativa, o resultado vem com mais qualidade, economia de gastos e lucros aumentando no fim do mês. E existem diversas ferramentas criadas para ajudar a alcançar esse objetivo.

 

Já falamos aqui sobre o famoso Ciclo PDCA, que pode ser usado para incrementar bastante a produtividade corporativa em qualquer negócio. Otimizar a execução de processos e tarefas é essencial para alcançar novos degraus com o empreendimento, então é comum empreendedores buscarem o máximo de informações e ajuda possível.

 

Outra metodologia bastante usada pelos empresários na tentativa de ganharem eficácia no negócio é a Seis Sigma. Ao aplicar essas ferramentas de maneira adequada, a consequência – na grande maioria das vezes – é uma rotina mais eficaz para todas as áreas. E todo mundo sai ganhando: o dono, os funcionários, os clientes…

Banner E-book Gestão

O que é a Seis Sigma?

A metodologia se destina a aumentar a qualidade, a eficiência e a economia em qualquer empresa.

 

Ao encontrar e corrigir erros, não só ajuda a melhorar a produtividade geral do negócio como ainda diminui o gasto de tempo e dinheiro decorrente da necessidade de refazer tarefas que já haviam sido feitas.

 

Para isso, todas as etapas da rotina administrativa e produtiva se mostram igualmente importantes e devem ser pensadas com a mesma atenção e cuidado. Desde o planejamento e a definição de objetivos, passando pelas ações em si, até a identificação de problemas através de relatórios e análises para ajustar a estratégia outra vez – bem parecida com o Ciclo PDCA, não é?

 

GIF ERP

 

A Seis Sigma se diferencia das outras metodologias ao buscar uma espécie de fórmula matemática, trazendo uma ciência exata ao mundo dos negócios, para identificar erros recorrentes, que acabam exigindo mais esforços e gastos desnecessários por parte da empresa do que deveria. Quantas vezes um determinado processo imperfeito acontece?

 

Através de alguns cálculos e dados estatísticos ainda é possível analisar o desempenho, determinando uma taxa de desperdício que aconteça nos processos produtivos no momento. O maior nível de excelência é o Seis Sigma, o nome da metodologia. Mas, o resultado pode acabar indicando perdas e problemas de qualidade que precisam ser corrigidos o quanto antes.

 

A Seis Sigma pode ser aplicada através de duas metodologias diferentes. Veja.

 

DMAIC

Usada para negócios já desenvolvidos e em bom andamento. A sigla significa:

  1. Definir: os problemas que precisam de correção;
  2. Mensurar: o desempenho e causas dos processos problemáticos;
  3. Analisar: os dados captados para traçar novas estratégias de correção;
  4. Incrementar: otimizar os processos através dos meios definidos na etapa anterior;
  5. Controlar: observar o resultado das soluções e, se preciso, voltar ao primeiro passo para fazer novas adaptações necessárias.

 

DMADV

Essa é mais voltada para o desenvolvimento de novos produtos e processos. A sigla significa:

  1. Definir: objetivos de acordo com o planejamento e demandas de mercado;
  2. Mensurar: o que se espera para a qualidade do produto;
  3. Analisar: como chegar ao nível pretendido;
  4. Desenhar: todos os detalhes para a aplicação do projeto;
  5. Verificar: colocar em prática e controlar resultados.

 

Já deu para perceber que a aplicação da metodologia Seis Sigma não é muito simples. Como algo complexo a ser pensado pelos principais envolvidos na rotina de produção de uma empresa, é preciso bastante estudo e conhecimento do negócio antes de usá-la. Então porque aplicá-la?

 

7 Razões para aplicar a Seis Sigma em seu negócio

Existem alguns motivos que deixam claras as maiores vantagens da aplicação da Seis Sigma em qualquer empresa.

 

  1. Maior eficiência dos processos produtivos.
  2. Mensurar numericamente a otimização dos processos.
  3. Reduções mais exatas nos gastos corporativos.
  4. Facilidade para reduzir desperdícios e aumentar qualidade.
  5. Estabelecimento de padrões de excelência sem prejuízos.
  6. Comparação de desempenho em relação a concorrentes.
  7. Aperfeiçoamento dos serviços oferecidos e mais fidelização de clientes.

 

Toda ferramenta que se destine a otimizar o nível de qualidade e de produção em uma empresa deve ser considerada com atenção pelo empreendedor. Buscar a máxima excelência possível dentro das possibilidades e recursos que possui deve ser o objetivo de todo mundo, e existem diversas alternativas no mercado para ajudar a chegar lá.

 

Gif Kash

 

Com um sistema de gestão, aplicar uma nova estratégia de otimização de processos como a Seis Sigma se torna ainda mais fácil e rápida. Tudo porque as informações necessárias para análises estão todas integradas no mesmo software, ainda com a possibilidade de automatizar ações. Que tal experimentar?

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815