Blog Kamaleon

Como um atacadista de Malhas conseguiu melhorar sua Gestão de Estoque

Implementar uma gestão de estoque adequada pode ser um grande desafio para muitos empresários. Afinal, não é tão fácil controlar tudo, realizar balanços periódicos eficientes e manter o inventário bem administrado para não haver problemas no futuro. Mas, o assunto é importantíssimo para todo negócio que deseja reduzir custos – ou, ao menos, não ter gastos que poderiam ser evitados.

 

No entanto, existem algumas ferramentas que podem deixar o controle de estoque muito mais fácil e prático, gerando menos trabalho burocrático para os envolvidos – que podem dedicar seus tempos a outras funções de necessidade na empresa. Uma delas é a adoção de um sistema de gestão, que integra todas as informações do dia a dia corporativo em um só lugar e, com isso, facilita também a administração do inventário.

 

Caso de Sucesso: Mascate Malhas

E um bom exemplo de sucesso ao melhorar a gestão de estoque após adotar um sistema integrado vem do Nordeste. A Mascate Malhas atua no mercado atacadista de confecções e afins desde a década de 70 nos estados da região e também no Pará, mas sempre usou um software próprio para as necessidades operacionais rotineiras e toda a burocracia envolvida no cotidiano da empresa.

 

Aos poucos, porém, foi-se notando a necessidade de evoluir. O passo seguinte natural foi a busca por um sistema integrado de gestão, um software mais moderno e que atendesse a todas as demandas tecnológicas da atualidade. Então, em 2011, a Mascate implementou o Kamaleon ERP como forma de atualizar seus conceitos e operações e atingir maior eficácia nos processos internos e na administração geral. E um dos melhores resultados apareceu justamente no controle de estoque.

 

Melhorando a gestão de estoque

Após implantar o Kamaleon ERP, a empresa passou a notar bons resultados em todos os setores. Um dos que mais chamou atenção foi na parte de estoque. Após atentar para a necessidade de administrar melhor o inventário, a Mascate desenvolveu o chamado ‘controle de rolo’. Com as possibilidades oferecidas pelo novo software, cada peça de malha passou a ser controla de forma individual: códigos de barras e etiquetas individuais para cada rolo.

Banner E-book Gestão

 

Assim, um estoque de 100 quilos de determinada malha foi separado em cinco peças de 20 quilos cada, por exemplo. Com a facilidade de dividir itens tornou-se mais fácil o armazenamento de todos, aumentando a praticidade até mesmo para efetuar vendas. A logística de estoque para vendas ou transferências de mercadoria entre fábricas melhorou bastante: agora basta passar a etiqueta de tal produto no leitor de código de barras que o sistema já preenche automaticamente todas as informações relacionadas a ele.

 

Economia em tempo no balanço

Outro ponto de bastante evolução para a Mascate foi o balanço de estoque. A partir desse novo controle de rolo, a empresa se viu capaz de aumentar a eficiência também na hora das avaliações periódicas. Com cerca de 15 toneladas de malha para analisar, os funcionários destacados para isso costumavam levar até 15 dias no balanço – antes da implementação do sistema ERP.

 

GIF ERP

 

Desde 2011, porém, o balanço passou a ser feito em apenas dois dias por ser tudo baseado na internet Com um sistema integrado de gestão e suas vantagens, veio também a rapidez e praticidade em armazenar, organizar e controlar todo o inventário. Se antes era realizado apenas um balanço anual, por conta do tempo excessivo necessário para tal, hoje são até quatro por ano – tornando as avaliações de estoque muito mais eficazes e precisas.

 

“Para finalizar o balanço levava mais de 15 dias, porque tinha que identificar todos os produtos e só depois lançar tudo no sistema. Hoje não: por ser online, começamos numa sexta à noite e no domingo à tarde já estamos finalizando com tudo dentro do sistema”, explica Jairson José Pinheiro dos Santos, gerente do depósito da Mascate em Caruaru (PE).

***

Além do controle e balanço de estoque, a Mascate Malhas também encontrou resultados muito positivos em outras áreas da empresa após adotar o Kamaleon ERP. Não perca tempo e deixe o seu negócio ainda mais moderno e eficiente: entre em contato e peça já sua demonstração gratuita!

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815