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Inovação em lojas: você vende o que seu cliente quer?

Você já deve ter ouvido falar que o foco no cliente é fundamental para qualquer negócio. Ainda assim, é bastante comum encontrar empresas que não seguem esse caminho, dando prioridade aos lucros a qualquer custo, sem procurar realmente entender o que o seu público-alvo procura. Mas, em tempos de tanta concorrência, quem se diferencia sai na frente.

 

E a palavra chave para conseguir estreitar a relação com a clientela e entregar o que desejam é inovação. Mas, não pense que para isso basta inventar novidades e tentar oferecer coisas diferentes a cada dia. O ideal é apenas fazê-lo ao ter uma ideia bem clara do que o público da loja está buscando, o que pode ser descoberto através de pesquisas ou simples interações com o consumidor.

 

Entendendo a necessidade do público-alvo

O fator preponderante para superar a concorrência e conquistar a fidelidade da clientela está na diferenciação. Hoje em dia vemos diversas novas empresas surgindo, start ups buscando um lugar ao sol… com todas as possibilidades tecnológicas disponíveis, não é mais tão difícil disputar mercado, mesmo nos segmentos mais acirrados. Basta ter uma boa ideia, algum dinheiro para investir, disposição para trabalhar e criatividade para se promover.

 

Com isso, mesmo os negócios mais estabelecidos em seus ramos precisam inovar para se manter no topo da preferência do público. E a melhor maneira de conseguir colocar isso em prática é procurando, de verdade, entender as necessidades do cliente. O que o leva a escolher a sua loja? O que ele procura comprar?

 

E, principalmente, a maior questão que qualquer empresário deveria se perguntar: o que o cliente deseja, mas ainda não encontra aqui?

 

Responder essas perguntas é o primeiro passo para começar a fidelizar mais a sua clientela. Existe uma variada gama de novidades que podem ser desenvolvidas a partir da compreensão daquilo que o cliente mais gosta, daquilo que ele mais valoriza em uma marca e daquilo que ele mais sente falta…

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Inovação: desenvolvendo a novidade

O processo usual de desenvolver um novo produto ou serviço não costuma começar no cliente: apenas termina nele. Como funciona? Um dos profissionais responsáveis na empresa tem uma ideia, baseada em informações sobre as preferências do seu público, e começa a colocá-la em prática pela via vertical de cima para baixo. Aprovação, desenvolvimento, divulgação, venda.

 

A empresa que procura entender as necessidades do cliente, porém, percorre esse caminho de trás para a frente. Mas como assim?

 

Tudo se baseia em um trabalho de identificação de expectativas. A partir de pesquisas de opinião, caixinhas de sugestões, mensagens em redes sociais (não faltam meios para interagir com o público) ou a forma que achar mais prática, deve-se reunir informações e analisar tudo para concluir o que a sua base de clientes mais quer – e desenvolver as novidades a partir do que for descoberto.

 

É o oposto das técnicas de comunicação e marketing mais usadas. Em vez de convencer o potencial cliente de que ele precisa daquele seu novo produto ou serviço, você já sabe que ele terá boa aceitação por somente tê-lo criado após identificar os maiores desejos do seu público.

 

Vendendo o que o cliente quer

Tomando essas atitudes e adotando as estratégias de desenvolvimento adequadas, você passará a antecipar as vontades da clientela e vender exatamente o que eles querem. E está aí a forma ideal de se diferenciar perante a concorrência e ter sempre um lugar cativo na mente do público.

 

O empreendedor que trabalha com comércio deve sempre procurar maneiras de melhorar o atendimento e a experiência do cliente na loja, e tornar mais fácil não só a vida dele, como também a dos funcionários. Este é o melhor caminho para garantir que qualquer visitante saia satisfeito do local.

 

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