Blog Kamaleon

Nota fiscal eletrônica, facilidade para você, agilidade para o seu negócio

A legislação fiscal brasileira exige do empresário um somatório de ferramentas para gerir o seu negócio dentro da legalidade, cumprindo as regras e as leis vigentes em cada Estado. Porém, o maior desafio é encontrar o equilíbrio entre respeitar a legislação, mas mantendo o lucro e a participação de mercado, alinhando custo x benefício para permanecer num mercado tão competitivo. E apesar de já ser uma realidade no país, ainda é comum encontrar empresários com dúvidas a respeito de como funciona, por exemplo, a nota fiscal eletrônica.

 

A boa notícia é que existem vários sistemas gestores que emitem NF-e a custos reduzidos no mercado, e que não necessitam de trabalho extra. E a Kamaleon TI possui plataformas adequadas às características e condições econômicas de sua empresa. Os sistemas de gestão administrativa ERP e Kash, plataformas desenvolvidas pela Kamaleon TI, certamente é um investimento que vai valer a pena pela agilidade e pelos bons resultados apresentados na emissão de documentos contábeis.

 

Com um procedimento mais prático e eficaz tanto para a fiscalização do governo, quanto para a emissão e o manuseio pelas empresas, a nota fiscal eletrônica (NF-e) foi desenvolvida para modernizar o modo como emitir nota fiscal no país. O projeto tem como finalidade substituir o modelo tradicional de papel no Brasil e é obrigatória para empresas que exercem determinadas atividades operacionais, principalmente para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 

Passos que a sua empresa deverá seguir para se tornar emissora da NF-e:

 

1. Adquira um certificado digital: Para ter validade jurídica, a nota fiscal eletrônica precisa de uma assinatura digital, para confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua empresa que emitiu a nota.
2. Realize seu credenciamento na Secretaria da Fazenda: Sua empresa precisa estar cadastrada para emitir a nota fiscal eletrônica na Secretaria de Estado da Fazenda de sua empresa.
3. Instale um software emissor de NF-e: Instale em sua empresa um software emissor de notas fiscais eletrônicas. Para cada perfil de segmento ou porte da empresa a Kamaleon TI possui duas plataformas que atendem eficazmente essa demanda: ERP ou Kash.

 

Tipos de Nota Fiscal Eletrônica
Existem atualmente 4 tipos de notas fiscais eletrônicas, cada uma servindo para substituir determinados documentos, são eles:

  1. A NF-e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviço, que está relacionado à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
  2. A NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) foi criada para substituir o cupom fiscal emitido por ECF, possui a mesma estrutura fiscal da NF-e porém com a possibilidade de emissão para consumidor não identificado.
  3. Já a NFS-e foi criada para substituir a Declaração de Serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço). Esse tipo de documento pode ser emitido diretamente pela prefeitura do município.
  4. Enquanto isso, a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) substitui diversos documentos exigidos para se fazer o transporte de carga (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815