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Planejamento Anual de Marketing: aprenda a fazer um

Não há dúvida alguma de que o marketing ocupa um espaço importante dentro do planejamento estratégico de qualquer empresa. Em tempos de internet, onde reputações podem ser construídas ou destruídas em uma postagem, é essencial cuidar com carinho da comunicação perante o público, sob o risco de perder presença e ficar atrás da concorrência em caso de negligência nessa parte.

 

O marketing já não é mais apenas um suporte para o setor de vendas do seu negócio: precisa ser tratado como um dos pilares.

 

Com a estratégica adequada na hora de se comunicar com potenciais clientes, é possível agregar cada vez mais valor à marca e trazer novos olhares para o que você oferece. Assim, o crescimento dos lucros chega de maneira natural e com um público engajado.

 

O que é o planejamento de marketing?

O plano de marketing é a definição de todas as estratégias de comunicação que serão usadas ao longo do ano para atingir os objetivos que sua empresa deseja. Através desse planejamento, os profissionais que trabalham no setor terão um guia sobre como agir na comunicação corporativa para falar com o público-alvo do negócio.

 

Para que tudo saia como esperado, é importante definir metas periódicas e um cronograma para as ações de marketing que serão feitas. E não se esqueça que não é algo estático: é preciso avaliar constantemente e adaptar a comunicação ao longo do ano conforme o necessário.

 

O plano, como um guia de diretrizes gerais, serve para nortear a equipe também nessas mudanças – e não surgir, do nada, uma campanha completamente diferente do resto.

 

O que precisa estar no plano?

Existem certas coisas que precisam estar no plano de marketing justamente para determinar as diretrizes e objetivos do negócio na comunicação ao longo do ano. Naturalmente, informações básicas da empresa como localização, razão social, histórico e desenvolvimento da marca são parte importante do documento, justamente para guiar o conceito.

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Dados sobre produtos e serviços oferecidos também precisam constar no planejamento, já que saber os pontos positivos e negativos, os diferenciais e outros detalhes fazem toda a diferença para a equipe que vai desenvolver as campanhas.

 

Definir o mercado de atuação também não pode ser esquecido. Como ele se comporta e quais as características em relação ao que você oferece? O perfil dos consumidores também é fundamental, destrinchando média de renda, hábitos de consumo, desejos e dúvidas.

 

Avaliar a concorrência em relação a tudo também é necessário. Preços, produtos, vantagens e desvantagens, ações promocionais de sucesso… tudo em que pode se basear para criar uma estratégia de marketing efetiva para esse mercado.

 

Quais análises devem ser feitas?

Antes de tudo, é preciso investir em pesquisas e análises de público, mercado e concorrência – entre outras. Somente com dados completos e atualizados em mãos é possível compreender de maneira ampla o que será necessário para estabelecer um planejamento de marketing adequado ao longo do ano.

 

Uma das melhores formas de avaliar um negócio e criar uma boa perspectiva de tudo para o departamento de marketing é através da famosa Análise SWOT – que vem do inglês Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essa forma de estudo permite observar todas as potencialidades e riscos do mercado, estabelecendo de forma clara e honesta esses quatro itens acima em relação à sua empresa.

 

Estudar a concorrência é outro ponto determinante para o sucesso das campanhas de comunicação. É sempre bom se diferenciar da competição, para não repetir o que já fizeram e conquistar maior visibilidade naturalmente. Mas é claro que as práticas de sucesso dos rivais podem ser absorvidas para aprendizado e criação de novidades baseadas nelas – enquanto, ao mesmo tempo, avalia-se quais as falhas no marketing adversário.

 

Por fim, ainda não podem faltar as análises de mercado e de consumo. Pergunte-se se o seu mercado está em crescimento ou em crise, e como pode fazer para se adequar ao momento e tirar vantagem daquilo. Que tendências podem ser observadas e aproveitadas para sair na vanguarda? Quando aos clientes, uma pesquisa profunda de perfil de compra, hábitos e comportamento deve trazer as informações necessárias para a equipe de marketing.

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Como planejar o marketing?

Finalizando, o plano de marketing reúne todas as informações citadas acima, através de muitas pesquisas e análises minuciosas de tudo que envolve o seu negócio. Somente assim – e em alinhamento com o planejamento estratégico geral da empresa – você estará no caminho certo para chegar aonde quer.

 

No documento, determine o seu posicionamento: se você quer manter o que tem ou pode expandir, a maneira como vai lidar com a concorrência, qual será a tática de marketing (agressiva, conservadora, etc).

 

Tenha em mente, de forma bastante específica, os objetivos e metas. Seja aumentar as vendas em 10%, gerar 50% a mais de visitas em seu site ou qualquer outra coisa, trabalhe com números para facilitar a avaliação de resultados e a escolha de quais ações serão tomadas para alcançá-los.

 

Para isso funcionar, também é melhor estabelecer um cronograma de trabalho, colocando os períodos em que cada ação de marketing será trabalhada. A previsão de resultados – além dos números – é outro ponto que precisa constar, para saber analisar no fim do ano se o que buscava foi alcançado ou não. O negócio cresceu em vendas? Aumentou a presença na internet? Conquistou mais visibilidade de marca?

 

Tendo essas informações ficará bem mais fácil acompanhar o setor do marketing durante o ano.

 

Além disso, contar com um sistema de gestão em seu negócio ajuda bastante na hora de elaborar o planejamento de marketing. Com dados integrados, ações automatizadas e a rotina em geral otimizada através do software, é possível ganhar muito mais embasamento na hora de fazer as análises necessárias e interpretar as informações para elaborar sua estratégia.

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