Blog Kamaleon

7 soluções para melhorar a Organização dos Dados e a Gestão do seu negócio

Ter o próprio negócio pode até parecer simples, mas muitas vezes não é. Os pequenos percalços do dia a dia acabam aparecendo mais vezes do que muita gente imagina na hora de admininstrar uma empresa, independente de seu tamanho. E um dos momentos em que o dono pode acabar ficando perdido é ao organizar todas as informações necessárias para o bom andamento do trabalho.

 

É bastante comum ver empresários que acabam ficando muito pouco organizados diante de tantos documentos, dados e informações em geral pertinentes ao negócio. Normalmente recorrem à inúmeras planilhas para categorizar e dar um mínimo sentido a tudo, mas ainda assim é fácil se perder na hora em que precisa procurar algo.

 

E todos sabemos que organização é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Então conheça algumas maneiras de se organizar melhor e conquistar tranquilidade na gestão do seu negócio.

 

1. Controle o caixa

Para começar, é sempre importante manter seus números de vendas sempre verdadeiros e atualizados. Nunca deixe de registrar com atenção todas as entradas e saídas para garantir controle total das suas finanças.

 

O que importa aqui não é só o dinheiro, mas também a possibilidade de se planejar melhor para o futuro e ter uma noção real de como o negócio está se saindo naquele momento. Ter essas informações sempre atuais no seu sistema só gera vantagens ao empresário.

 

2. Controle o estoque

Tão importante quanto estar por dentro das entradas e saídas de caixa – e diretamente ligado a ele – está o controle de estoque.

blog-ebook-divulgacao

Identificar as necessidades e sobras dos itens da empresa é sempre necessário para evitar surpresas e perder vendas por um motivo tão bobo quanto não ter determinado artigo disponível para o cliente. O inventário é essencial de se ter bem organizado e armazenado no sistema.

 

Veja nosso Guia Completo da Gestão do Estoque

 

3. Fique mais moderno

E por falar em sistema, não há dúvidas que muita gente ainda recorre ao uso das famosas planilhas para organizar as informações e números das mais diversas áreas do negócio. Mas, também já há muito empresário se dando conta que é preciso adotar o que houver de mais moderno no mercado para facilitar o trabalho de todos os funcionários e, assim, aumentar a produtividade administrativa.

 

Hoje já existem opções de sistemas de gestão completos para auxiliar na empresa, sempre focados em integrar dados.

 

4. Centralize as informações

Os sistemas – ou softwares – centralizam as informações em um só lugar, com fácil acesso de quem estiver autorizado e a possibilidade de cruzar dados para fazer análises de maneira muito mais fácil que através de planilhas. Assim, acabam tornando-se, por exemplo, a forma mais prática e simples de organizar os números do controle de caixa e de estoque do seu negócio.

 

Ter todo o seu controle centralizado e nas nuvens – para acesso online – facilita a sua vida não apenas na hora de pesquisar algo ou fazer o balanço, mas também para definir planejamento estratégico ou estratégias de vendas e de marketing.

 

5. Adote um sistema de gestão

Os sistemas de gestão incluem sistemas financeiros, de estoque, de cadastro de clientes, de vendas, e muito mais. Não só os dados de finanças passam a ficar integrados, mas também tudo relacionado à administração rotineira da empresa passa a estar centralizado, automatizado e otimizado.

kash-gif

Adotar um software assegura a economia não apenas em termos de recursos financeiros – por poder avaliar melhor seus gastos e receitas – como também de trabalho. Todo empresário acaba se envolvendo demais com o negócio, em todas as suas esferas, e muitas vezes acaba não conseguindo dar conta de tudo.

 

Um sistema de gestão ajuda a otimizar as tarefas, com possibilidade de automatizar ações. Ah, e podendo acessá-lo de onde quiser e precisar.

 

6. Armazene dados na nuvem

A facilidade de acesso é um dos principais benefícios na hora de adquirir um sistema de gestão e organizar melhor seus dados. Eles funcionam com armazenamento na nuvem, sendo facilmente acessados por qualquer um que esteja autorizado.

 

Você pode observar e editar as informações que precisar de onde estiver. Não há maneira mais prática de organizar o banco de dados corporativo.

 

A gestão na nuvem também possibilita a redução de gastos, já que geralmente paga-se de acordo com o uso. Quer outras vantagens? Menor investimento, backup e atualizações automáticos!

 

7. Venda mais

A consequência de tudo isso é, naturalmente, vender mais e chegar mais rápido aos seus objetivos. E com mais dinheiro em caixa, também surge a possibilidade de investir na própria empresa, melhorando cada vez mais seu sistema de gestão e financeiro – assegurando que estará sempre com o melhor em mãos.

 

erp-gif

***
Adotar um sistema de gestão tem tudo para mudar a vida do seu negócio. Afinal, nunca é demais deixar o trabalho mais fácil e prático, não é?

 

A Kamaleon possui os sistemas KASH e ERP para empresas de todos os tipos. Peça já sua demonstração gratuita e modernize já sua gestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815