Blog Kamaleon

A importância da gestão de estoque para o aumento da lucratividade e competitividade

É comum hoje em dia, dezenas de reclamações de clientes insatisfeitos com empresas que ofertam um produto e não possuem estoque para cobrir a demanda. Além disso, o cliente depois da espera certamente não voltará a adquirir outros produtos. O pior, é que os gestores na maioria dos casos, sabem que não conseguirão atender a todos os consumidores, mas ainda assim, ofertam o produto sem nem ao menos alertar o cliente da possível espera para receber, ferindo os direitos do consumidor.


E é fato, o cliente não volta e, pior, ainda sabota a empresa que não entrega o produto que necessita, no período e na hora que realmente precisa. Mas há solução! A Kamaleon TI possui plataformas que controla e gerencia todos os produtos do estoque, permitindo aos gestores total controle das quantidades mínimas necessárias para possuir um estoque equilibrado e quando precisarão solicitar mais itens para manter abastecido com o volume adequado para um bom relacionamento com o cliente.


São duas plataformas que ajudam a fazer esse controle de estoque: Kash, para micro e pequenas empresas, e o ERP, ideal para empresas de médio e grande porte, que ajudam aos gestores a ter um controle de todos os detalhes dos materiais e recursos disponíveis, e, a partir daí, tomar as decisões estratégicas para comprar, estocar, escoar ou qualquer outra alternativa que vise desenvolver o negócio. Estoque é nada mais que dinheiro, sendo assim, qualquer perda de estoque estará afetando o bolso da empresa e até a marca perante os consumidores.


Com um software de gestão é possível fazer as escolhas corretas, uma vez que a plataforma Kash ou ERP permite fazer um levantamento das vendas, do número de clientes atendidos, as peças ou produtos que tem mais ou menos saída, enfim, realiza um inventário rápido e preciso com o intuito de diagnosticar as necessidades de como melhorar o serviço ao cliente, dando suporte a área de marketing, a qual por meio de técnicas gera demanda. A ausência de material para cobrir a demanda é muitas vezes comum, visto que, determinadas análises de marketing calculam errado as possíveis vendas e não levam em conta demandas extraordinárias, períodos de sazonalidade ou negócios eventuais.


Trabalhar com um bom número de recursos disponíveis é uma grande vantagem em relação a concorrência. O excesso de materiais ou a falta são dois pontos críticos que o administrador deve está atento para que não ocorra, já que um desses dois acontecimentos afetará diretamente a produção, as vendas e todas as áreas interligadas.


Daí a necessidade de implementar a ferramenta de gestão administrativa da Kamaleon TI para manter um estoque de segurança, que permita a empresa ser competitiva e alcance os resultados planejados.


Benefícios da plataforma Kash e ERP na gestão de estoque:


  • Exibe o estoque atualizado do produto;
  • Produto agregado: Um bom exemplo desse tipo de produto é o Rolo de Malha ou Tecido, onde você poderá acompanhar, peça a peça, seu ciclo dentro do estoque da empresa, desde a sua entrada até sua saída;
  • Kit: Cria Kits de Produtos para facilitar a venda;
  • Controle produtos que sejam vendidos em diferentes unidades, como por exemplo produtos vendidos como unitário ou em caixa fechada(com preço diferenciado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815