Blog Kamaleon

A importância do DRE para todas as empresas

Vai chegando o fim do ano e todo mundo só pensa em Natal, Revéillon, confraternizações e recesso, não é mesmo? Na verdade, não.

 

Qualquer empresário sabe que os últimos suspiros do ano que passou também significam o momento de fazer balanços, avaliações e planejamentos para colocar no papel tudo que foi feito e/ou precisa mudar a partir de janeiro seguinte.

 

Entre as análises que precisam ser feitas, uma das mais importante é o DRE – Demonstração de Resultados do Exercício. E vamos mostrar a você melhor o que é esse balanço e como fazê-lo para não deixar seu negócio para trás.

 

O que é o DRE?

O DRE é um registro que toda empresa deve ter por lei (Lei 6.404 de 1976) e serve como forma de apresentação das operações realizadas pela companhia durante aquele ano em resumo. Em geral, as principais movimentações financeiras corporativas precisam ser listadas no documento que vai ser apresentado.

 

Entre os detalhes destrinchados estão receita bruta, receita líquida, gastos, lucros ou prejuízos, doações e divisão de lucros, entre outras possibilidades. Qualquer coisa que tenha entrado ou saído do caixa da empresa, de forma resumida. O DRE serve como uma avaliação anual para checar a saúde financeira do negócio.

 

Mas para que serve o DRE no final? O documento acaba sendo usado como base de avaliação para diversas partes interessadas. Como, por exemplo, potenciais investidores que estejam negociando para comprar a empresa ou para investir nela de alguma forma. Através do detalhamento das operações financeiras, podem melhor analisar a situação e decidir se vale a pena ou não.

 

Ou também bancos, que são procurados frequentemente por empresários em busca de empréstimos ou financiamentos e também usam o DRE como forma de consulta e avaliação. Os próprios funcionários administrativos do negócio também podem precisar checar o documento para elaboração e apresentação de relatórios contábeis. Ainda há, é claro, os órgãos fiscalizadores do governo – que tem todo interesse em consultar movimentações financeiras das empresas.

 

Tudo isso mostra a importância que tem um DRE bastante claro e preciso. E, com dezembro já aí e o chegando o fim do ano, está na hora de você também preparar o seu.

 

capa1-divulgacao

 

Como fazer?

Como já dito, existem algumas informações básicas que precisam constar na Demonstração de Resultados do Exercício. Segundo dita a Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, toda empresa deve detalhar algumas coisas no documento. Tais como:

 

I – a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II – a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III – as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

V – o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

VII – o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

.

De posse de todos os dados que precisa, basta estruturar o DRE da maneira mais clara possível, evitando quaisquer informações que possam causar dificuldades de interpretação. Afinal, é do maior interesse da empresa que tudo possa ser conferido de maneira rápida pelas partes interessadas. Do contrário, pode resultar em perda de investimentos.

.

***
Contar com um sistema de frente de caixa ou de gestão financeira em geral já é um grande passo para não ter problemas ao elaborar o DRE. O software facilita bastante a vida de qualquer gestor na hora de reunir e analisar informações sobre as finanças, tornando a elaboração do documento muito mais simples.

kash-gif

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815