Blog Kamaleon
Atacadista ganha em Controle Fiscal através do Kamaleon ERP

São muitos os benefícios para a empresa que adota um sistema integrado de gestão. Todo o dia a dia corporativo fica mais prático com a centralização de dados, a automatização de tarefas burocráticas e a otimização de todas as análises essenciais para o bom andamento do negócio. E um dos pontos em que é possível ganhar mais qualidade é o controle fiscal.
Ter de lidar com todos os documentos referentes a contas, tributos e balanços não é para qualquer empresário. Tanto que, em sua maioria, concordam que é imperativo contratar um contador especializado (já falamos nesse outro post sobre o importante papel do contador para as empresas) para evitar surpresas desagradáveis com a Receita Federal ou na hora de contar os lucros e prejuízos. Por isso, toda ajuda é muito bem vinda na hora de efetuar um bom controle fiscal em seu negócio.
Referência na indústria de indumentária no Nordeste e Norte, a Mascate Malhas já provou como a adoção de um sistema de gestão faz toda a diferença (clique aqui para ler todo o Case de Sucesso). A partir de 2011 a empresa passou a usar o Kamaleon ERP e viu todas as vantagens que um software moderno como ele traz para a rotina administrativa. E uma malharia tem muito a se preocupar com o setor fiscal.
Facilidade com Notas Fiscais
O maior benefício que um sistema como o Kamaleon ERP traz para o controle fiscal se dá na hora da emissão e cadastro de notas.
Hoje em dia está cada vez mais comum o uso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), e a tendência é que em um futuro próximo todas as transações financeiras sejam feitas assim. Na Mascate, foi possível eliminar muito tempo perdido e trabalho desnecessário a partir do momento da implementação.
Antes, a empresa precisava utilizar um sistema de terceiros, independente dos softwares próprios, para fazer a emissão de NF-e. Assim, os funcionários acabavam tendo dois trabalhos diferentes e redundantes. O primeiro era efetuar a venda e, como toda transação realizada, lançar no sistema corporativo os dados. Depois, porém, ainda era necessário lançar tudo novamente no programa específico para emissão de notas fiscais.
Com a adoção do Kamaleon ERP, esse retrabalho foi eliminado – abrindo espaço para que os funcionários não percam mais tempo com isso e possam se dedicar a outras tarefas mais importantes. O sistema integrado cadastra tudo de uma só vez, em todas as áreas necessárias, facilitando a vida de todo mundo.
Agora, notas e cupons fiscais são centralizados com o sistema de vendas e o processo é um só para ambos.
Praticidade para os contadores
A vida dos contadores, naturalmente, também ficou muito mais prática com a adoção do Kamaleon ERP. Todo o controle fiscal agora está integrado em apenas um sistema, evitando também possíveis erros humanos na hora de cadastrar tudo duas vezes no processo de vendas e depois na emissão da nota. Além disso, na Mascate agora a equipe contábil pode consultar os dados de qualquer computador, no escritório ou em casa, 24 horas por dia… basta ter conexão com a internet e permissão de acesso.
Outra vantagem muito interessante é a consulta de informações em tempo real. Logo ao serem inseridos no sistema de vendas, todos os números de interesse para o setor também já aparecem no controle fiscal. Os funcionários, assim, não perdem mais tempo para enviar o que é preciso ao Sistema Público de Escrituração Digital e ao estado de Pernambuco, no caso da Mascate Malhas. Fora, é claro, a menor chance de problemas decorrentes de números cadastrados de forma errada (quando usavam dois sistemas separados) que poderiam gerar grande dor de cabeça com o fisco.
***
A Mascate Malhas é um dos muitos cases de sucesso com o uso de um sistema integrado de gestão. E já conseguiu melhorar também a gestão de estoque, a gestão de dados e muito mais.
Venha conhecer melhor o Kamaleon ERP: entre em contato e peça já sua demonstração gratuita!
Leia também:
- 5 Mandamentos da Gestão do Estoque
- Reduza custos de gestão utilizando um sistema de gestão na nuvem
- CHEGA DE PLANILHAS! Está na hora de adotar um Sistema de Gestão