Blog Kamaleon

Ciclo PDCA: melhorando continuamente a gestão da sua empresa

Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico e o panorama econômico vêm estimulando cada vez mais o empreendedorismo no mundo todo. Novas empresas, nos mais diversos segmentos, surgem para disputar espaço no mercado e tentar crescer para dar aos dons não apenas a independência e tranquilidade financeira, mas também para se destacar entre muitas e criar um nome forte para a marca.

 

Com isso, é natural que qualquer negócio procure se manter em alto nível para não acabar perdendo clientela para a nova concorrência que vem surgindo. E uma das chaves para seguir competitivo em meio a tanta novidade é ter a melhor gestão possível – fazendo com que a empresa funcione com o máximo de produtividade e atenda ao público de maneira satisfatória.

 

Existem algumas formas de incrementar a gestão empresarial no seu negócio e se tornar ainda mais competitivo no setor. E o chamado Ciclo PDCA é uma das mais importantes e de fácil aplicação. Veja.

 

O que é o Ciclo PDCA

Para começar, a sigla PDCA significa, em inglês, as quatro etapas que o plano segue para ser implementado:

 

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (verificar)
  • Act ou Adjust (agir ou adaptar).

 

A tática é usada pelas empresas com o objetivo de controlar e melhorar continuamente os processos e produtos do dia a dia corporativa.

 

Com uma gestão incrementada, a tendência é que qualquer negócio reduza custos, maximize lucros e consiga atender melhor aos clientes, sempre colocando a excelência em primeiro lugar. Através de um planejamento estratégico bem elaborado e da implementação do Ciclo PDCA, a empresa pode naturalmente conseguir atingir seus principais objetivos.

GIF ERP

O Ciclo PDCA foi criado na década de 20 por um físico norte-americano especialista em controle estatístico de qualidade. Mas, o plano só se tornou mais famoso na década de 50 com a aplicação para otimizar os processos produtivos nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

 

Como implementar o Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA contribui bastante para a evolução da gestão empresarial justamente por prever etapas facilmente aplicáveis para verificar o andamento das tarefas e processos. E a eficiência no controle é fundamental para que tudo funcione bem no negócio.

 

Planejar

O primeiro passo é o P de planejar. Todo sucesso começa com um bom planejamento, e não é diferente aqui.

Banner E-book Gestão

Todo projeto precisa ser bem pensado, com todos os detalhes e possíveis obstáculos sendo notados para não haver surpresas. Definir metas e objetivos sempre claros e alcançáveis é o ideal, além de sempre se pautar pela missão, visão e valores da empresa.

 

Executar

Em seguida, chega a parte de executar. É imperativo seguir o planejamento feito o mais fielmente possível – evitando improvisos e já sabendo o que fazer em caso de alguns problemas surgirem – que precisam ser antecipados, com caminhos para a solução, na hora de planejar.

 

A execução também exige bom treinamento dos funcionários (de todos os níveis e cargos) e coleta de informações relevantes para avaliação posterior. Um bom planejamento e uma execução competente já é meio caminho andado para o sucesso.

 

Verificação

A terceira etapa é a verificação dos resultados e avaliação geral dos objetivos determinados no planejamento. E isso só pode ser feito se foram coletados dados na hora da execução.

 

Aqui é a hora também de identificar todos os furos no plano – e não se assuste, é normal que existam erros a serem corrigidos. Conferir o desempenho pode acontecer tanto durante quanto depois do projeto/tarefa ser concluído.

 

Quanto mais informações e números, mais fácil de gerar um relatório analítico e compreender os frutos do Ciclo PDCA até o momento.

 

Agir

Por fim, o A de agir é a hora da reflexão, o fim e o novo começo dos processos produtivos. A partir daí deve-se corrigir os erros encontrados e reiniciar a execução do plano, buscando a excelência máxima para que não aconteçam novamente.

 

E, acredite, o aperfeiçoamento deve ser constante em um negócio que procure chegar ou se manter no topo de seu segmento.

 

***
A implementação do Ciclo PDCA pode ser o diferencial que falta para o sucesso do seu empreendimento. Não é um plano complicado, mas pode ficar ainda mais fácil com a ajuda de um sistema de gestão. Os softwares do tipo integram informações e automatizam ações, tornando tudo mais prático na hora de coletar dados e se planejar da maneira adequada. Conheça e facilite sua gestão!

Leia também:

Gif Kash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815