Blog Kamaleon

Conheça um modo mais fácil de Emitir Notas Fiscais na sua empresa

Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e a Autorização de uso fornecida pelo Fisco.

 

A nota fiscal eletrônica tem validade em todos os estados da Federação e já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005, com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05 que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.

Homologação de sistemas de gestão junto a Receita Federal

As plataformas da Kamaleon TI, ERP e Kash, estão homologadas junto a Receita Federal para emissão de notas fiscais eletrônicas. Os dois sistemas de gestão empresarial da Kamaleon estão liberados também para emissão de Nfc-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico, o antigo cupom fiscal).

kash-gif

A NF-e substitui a nota fiscal modelo 1 e 1-A em todas as hipóteses previstas na legislação em que esses documentos possam ser utilizados. Isso inclui, por exemplo: a Nota Fiscal de entrada, operações de importação, operações de exportação, operações interestaduais, ou ainda operações de simples remessa.

 

Obrigatoriedade da Emissão de NF-e

A obrigatoriedade de emissão de NF-e em âmbito Nacional está prevista para os contribuintes elencados nos seguintes dispositivos legais:

 

 

Outro importante serviço prestado pela Kamaleon TI, através das suas ferramentas de gestão, tanto ERP quanto Kash, é a emissão do arquivo SPED, que é um documento obrigatório para as empresas que prestam serviços. Assim, a Kamaleon possui todos os meios técnicos e legais para a emissão de documentos contábeis para o cumprimento das leis vigentes e para uma boa gestão administrativa-financeira.

 

Uma outra característica forte nas plataformas da Kamaleon TI é a flexibilização dos seus sistemas de automação a realidade de cada região da Federação Nacional, por exemplo, no estado de Pernambuco onde há exigência, além do SPED, da emissão do EDOC, que é complementar aos sistemas de NF-e e CT-e, pois atinge contribuintes e documentos fiscais não contemplados pelo projeto nacional mencionado.

 

Trabalhe com quem tem experiência e know how no desenvolvimento de plataformas que atendem as necessidades legais de emissão de notas fiscais. Faça parceria com uma empresa que presta assessoria no funcionamento das ferramentas contábeis. Experimente as plataformas da Kamaleon TI.

erp-gif

Descomplicando algumas siglas

  • Nf-e: Nota Fiscal Eletrônica;
  • Nfc-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico o antigo cupom fiscal;
  • PAF-ECF: É o programa ou aplicativo fiscal que faz comunicação automática com o emissor de cupom fiscal através da venda;
  • SPED: É o sistema público de escrituração digital, ou seja, arquivo cupom a cupom, venda a venda, direto da impressora fiscal;
  • Arquivo XML: É o arquivo que compõe todas as informações da nota fiscal. É a própria nota fiscal eletrônica;
  • CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico, é o novo formato eletrônico de Emissão de Documentos Fiscais para prestação de serviços de transporte, emitindo e armazenando eletronicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815