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Dicas práticas para sua loja aumentar as vendas no Dia das Crianças

Falta bem pouco para o Dia das Crianças, e a comemoração é mais uma oportunidade para quem trabalha no varejo alcançar um grande aumento nas vendas -e a última antes do tão aguardado Natal, o momento mais esperado do ano de qualquer lojista. Apesar da expectativa de crescimento ser geral para o comércio, é importante que o empresário saiba que precisa implementar algumas ações práticas para realmente terminar a data comemorando.

 

Não é segredo que um bom planejamento melhora os resultados de qualquer negócio. Assim, os varejistas também podem se beneficiar disso ao ter um plano de ação bem pensado para qualquer data comemorativa, incluindo o Dia das Crianças. Às vezes mesmo coisas simples podem fazer toda a diferença nas vendas e, consequentemente, nos lucros.

 

1. Campanhas e decoração na sua loja

Nas lojas físicas, é sempre uma boa ideia pensar em elaborar campanhas no próprio local – justamente para chamar a atenção da clientela para o seu negócio e aproveitar para uma apresentação informal das novidades e promoções. E existem algumas opções interessantes para o lojista.

 

Como estará lidando com crianças, quaisquer alternativas que envolvam atividades lúdicas são as mais indicadas. Já percebeu que muitos contratam pessoas para se vestirem como personagens populares infantis e atraírem a criançada para a loja? Pode ser o Mickey, o Pateta, o Homem Aranha… o importante é conseguir ser notado nessa época.

 

Outra boa escolha é colocar animadores para fazerem brincadeiras com os pequenos: com música, com jogos, com degustação de comidas e também com a presença de personagens de desenho, é sempre atrativo para que a criança e seus pais fiquem tentados a se juntar ao grupo. E por falar nos pais, caso haja espaço para isso é vantajoso colocar um espaço de brincadeiras com cuidadores para ficar com a criançada enquanto eles fazem as compras.

 

Se você tiver uma TV na sua loja, é hora de passar os desenhos infantis do momento, que fazem com que as crianças queiram permanecer mais tempo na loja.

 

Capriche na vitrine

A exposição e decoração da vitrine também é muito importante para converter os transeuntes em visitantes para sua loja. Dê destaque para produtos que estejam na moda, como itens com personagens e heróis da TV. As cores utilizadas também precisam ser pensadas, sempre alegres e fortes, como vermelho, amarelo e azul.

 

Mesmo se sua loja não for de brinquedos, utilize alguns na decoração, ou use balões, pipas, bandeirinhas… objetos atrativos para os pequenos.

 

Organização na loja

Deixe sua loja internamente bem organizada em termos de disposição dos produtos. Separe em ambientes temáticos, por menina e menino, faixa etária, ou outra categorização, deixando fácil o consumidor encontrar rapidamente o que quer.

 

Todas essas ações devem ter efeitos positivos na presença de clientes no local perto do Dia das Crianças. E aí aumentam-se as chances de vender mais no período.

 

2. Campanhas na internet

Como vivemos em tempos de disseminação massiva da internet, não podemos deixar de lado as campanhas digitais específicas para datas como o Dia das Crianças.

 

A principal maneira de se destacar na internet para a data comemorativa é criando artes temáticas, como flyers virtuais, que podem ser divulgados com promoções e brindes nas redes sociais. A criação de uma página especial no website também é determinante, sempre visando atrair as crianças com joguinhos ou outras ações de interesse delas. Foque também nas ofertas que estiverem mais atrativas para os pais, já que vantagens sempre chamam a atenção.

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É sempre bom integrar ações digitais com as presenciais. Nesse caso, a integração pode ser feita com promoções encontradas apenas no site, ou códigos de desconto oferecidos no ato da compra para o cliente usar futuramente na loja – entre outras alternativas para juntar o marketing ‘real’ com o digital.

 

3. Organizar o estoque

Receber muitos produtos e depois perder vendas por não encontrá-los rapidamente na lista do estoque é um erro terrível de organização. E isto não é tão difícil de acontecer.

 

Com um volume grande de mercadorias circulando diariamente, é fácil perder a contagem, ou ainda errar os dígitos. Para evitar estes problemas, fazer uma gestão correta do estoque é fundamental. A gente já falou sobre isto neste post e deu dicas para gestão do estoque neste outro. Confere lá!

 

4. Treinamento para os vendedores

A abordagem de vendas mudou! O vendedor passou a ser muito mais um ‘consultor’ e auxiliar no processo de decisão. Treinamento para a equipe é fundamental em datas de grande movimentação de clientes, como no dia das crianças.

 

Pense que você venderá para os pais das crianças. É eles que o vendedor precisa encantar, pois a decisão de compra mesmo nesta data é dos baixinhos e estes agem totalmente pela emoção! Atenção com o cliente, apresentação do produto sem preguiça e com todo cuidado mostrando os diferenciais e benefícios são importantes, mesmo quando se tratar de produtos de uso constante, como roupas e calçados. O valor percebido em termos de qualidade precisa ficar em destaque, além do preço, pois produtos de melhor custo-benefício tendem a ser os top de vendas!

 

Os vendedores também precisam conhecer bem o público comprador e os detalhes quanto a categoria dos produtos que irão mostrar, como itens por faixa etária, utilidade, tamanho, etc, fazendo que com se tornem verdadeiros auxiliares na compra, sugerindo produtos realmente adequados.

 

Agilidade na venda

De nada vale criar ações e campanhas de interesse para crianças e seus pais, se o atendimento não for o melhor possível na loja. É essencial fazer o máximo para otimizar o trabalho de todos, agilizar as vendas e automatizar a parte administrativa. Para isto, sistemas de gestão e de vendas são sempre uma ótima opção! Além de facilitar na hora da venda propriamente dita, os softwares de frente de loja permitem criar um banco de dados com as  informações de seus clientes, que você pode utilizar em outros momentos para manter contato e chamá-los para novas vendas e fidelização.

 

Pós-venda

Outro detalhe muito importante é a possibilidade de troca dos presentes. Seja flexível neste ponto, pois crianças podem ganhar presentes repetidos, que não servem ou mesmo que não gostaram! Os pais retornando a loja para troca é uma ótima oportunidade para aumentar o ticket da venda, apresentando novos produtos e outras opções.
Invista nessas dicas e arrase nas vendas neste Dia das Crianças!

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