Blog Kamaleon

Estratégias de Gestão fundamentais para qualquer negócio

Faça os movimentos certos e evite problemas na hora de administrar sua empresa

 

Mesmo quem nunca estudou profundamente administração de empresas pode gerir seu próprio negócio. Existem algumas estratégias de gestão que podem ajudar qualquer empreendedor a ter sucesso lidando com os problemas da rotina corporativa.

 

Seja de micro, pequeno, médio ou grande porte, qualquer companhia enfrenta obstáculos no dia a dia. Com as estratégias certas, é possível gerir o negócio de maneira adequada e ainda torná-lo bem sucedido ao alcançar as metas e objetivos estipulados no planejamento da empresa. Quanto mais organizado e bem direcionado, maior a chance de tudo funcionar como foi sonhado, época quando a ideia de negócio ainda não passava de um projeto.

 

Mas, então que tipo de estratégias de gestão o empresário pode aplicar em sua empresa para aumentar as possibilidades de sucesso? Confira algumas aqui.

 

1. Tudo começa no planejamento

A etapa mais importante na gestão de um negócio é justamente a primeira. O planejamento é fundamental para determinar quais estratégias, táticas e caminhos a empresa irá seguir pelos próximos meses, sempre visando alcançar um determinado objetivo a ser estipulado.

 

Não adianta apenas começar e tentar ir tocando o barco de maneira desordenada, sem pensar detalhadamente em como vai fazer para chegar onde deseja. Cada passo tem de ser pensado com atenção, e de maneira pragmática, sabendo como deve fazer para subir cada degrau até o topo.

 

2. A definição de metas

Parte determinante desse planejamento é a estipulação de metas e objetivos para curto, médio e longo prazo. Aqui, vale ressaltar que é preciso definir metas ousadas, já que o ponto de qualquer negócio é surpreender e crescer rapidamente – mas elas também devem ser sempre alcançáveis!Já comentamos sobre metas de vendas neste outro post.

 

Não queira dar um passo maior que a perna. Conforme a empresa for crescendo e se estabilizando, é possível aumentar a dificuldade dos objetivos, mas no começo é sempre melhor ser mais modesto, criando confiança e plantando as bases para conseguir se firmar em seu segmento.

erp-gif

A definição de metas também ajuda a saber o que precisa ser feito para chegar onde quer e, assim, alocar os recursos adequadamente para conseguir, que é na prática o plano de ação.

 

3. O poder de saber delegar (e contratar)

Na hora de colocar a mão na massa, é natural que o fundador e empreendedor tenha a aquela vontade de fazer tudo, de comandar tudo e ser presença constante em todos os projetos. Mas, saber delegar pode ser ainda mais efetivo.

 

Conhecendo bem seus colaboradores, você deve colocar as pessoas certas nas tarefas certas, maximizando o potencial de cada um na equipe.

 

Aliás, essa parte de conhecer a equipe deve começar ainda antes mesmo de formá-la. Ser preciso nas contratações é a melhor forma de garantir boa produtividade na sua empresa. Saiba o que espera de cada vaga e tenha certeza de estar escolhendo o candidato ideal na hora da contratação. O poder de gerenciar bem um negócio passa por isso.

 

 

4. Foque no cliente

Além de conhecer bem sua equipe, é claro que também é fundamental conhecer o melhor possível seu público-alvo. Pesquisas de opinião ajudam a ficar por dentro dos interesses principais dos seus potenciais clientes, assim como as famosas caixinhas de sugestões e reclamações. Seja como for, você deve se preocupar em saber o que seus consumidores desejam da sua marca.Assim, é possível direcionar o planejamento de acordo com as novas necessidades a cada virada de ano ou período de reavaliação que seja feito na empresa.

 

5. Ferramentas que facilitam seu dia a dia

Gerir um negócio é sempre uma tarefa complexa e que demanda tempo e eficiência. Mesmo que já esteja estabelecido em seu mercado há anos e tudo pareça andar tranquilamente, sempre existem formas de melhorar. Assim é sempre bom ter ao alcance as melhores ferramentas para ajudar a gestão de seu negócio. E uma dessas ferramentas é o sistema integrado de gestão empresarial, também chamado de ERP. Já falamos dele neste outro post.

 

Controlar tudo o que acontece na sua empresa como estoque, financeiro, contabilidade, vendas, compras, contratos, funcionários, entre outras áreas é bastante trabalhoso, e se todas as informações estiverem dispersas é ainda mais difícil tomar decisões sobre estratégias e rumos da empresa. Os sistemas de gestão vêm justamente auxiliar os empresários a controlar em um mesmo lugar todas essas informações, tornando os dados fáceis de serem gerenciados e as decisões mais assertivas e rápidas de serem tomadas.

 

Cinco estratégias que ajudam muito a alcançar o sucesso, vamos implementá-las?
Mais dicas e informações: clique aqui.

kash-gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815