Blog Kamaleon

Ferramentas e ações necessárias para a Gestão de Finanças da sua loja

Ao contrário de seus pais e avós, os empreendedores e donos de loja de hoje vivem em um mundo com uma infinidade de recursos que ajudam a administrar suas empresas e tornam a rotina corporativa muito mais integrada, prática e simples. A tecnologia se tornou grande aliada de qualquer um que deseje se aventurar a ser dono do próprio negócio, não importa o porte, permitindo a todos uma chance de prosperar.

 

Com tantas opções, muita gente acaba perdida na hora de escolher que tipos de ferramentas usar para auxiliar na gestão empresarial. O ramo do comércio, por exemplo, pode se favorecer, mais que qualquer outro, de alguns recursos que permitam automatizar e gerenciar o setor financeiro, já que lida com constantes entradas e saídas de caixa. E existem muitas possibilidades para quem deseja tocar a gestão de finanças da loja sem maiores problemas. Veja.

 

Controle de caixa

Para começar, toda loja lida com enorme fluxo de caixa, com dinheiro entrando e saindo diariamente. Os softwares de frente de caixa auxiliam o empresário a lidar com todos os aspectos relacionados a esses processos – desde as entradas e saídas em si, até o gerenciamento de notas fiscais, controle financeiro em geral e acesso a informações integradas. Assim, é possível se manter atualizado sobre todos os dados monetários do estabelecimento e se planejar melhor para qualquer eventualidade. Tudo isso acaba facilitando e agilizando o atendimento, com a consequência maior de garantir a satisfação do cliente.

 

Controle orçamentário

Organizar o orçamento é fator primordial na gestão de finanças da loja. Afinal, não adianta ter diversas boas ideias, vender itens de interesse do seu público-alvo e praticar preços competitivos se, no final, alguns erros no planejamento financeiro impedem o empreendedor de alcançar o lucro que tanto esperava.

 

Além de ajudar a organizar e calcular as questões orçamentárias, os programas específicos do tipo ainda facilitam a vida dos funcionários na hora de se manter dentro do que foi estabelecido e usar o orçamento com controle.

kash-gif

Controle financeiro

As inovações tecnológicas constantes facilitam e muito a vida do empresário na hora de manter o controle financeiro da empresa dentro do que deseja. Os diversos softwares existentes possibilitam a integração de todas as áreas do negócio, facilitando a visualização e análise de dados e, consequentemente, o planejamento das finanças da loja.

Muitos programas ainda permitem armazenamento online em sistemas de nuvem, fazendo com que tudo seja acessível pelo dono – e outras pessoas autorizadas por ele – de qualquer lugar e de maneira segura, desde que haja conexão com a internet.

Sistemas de gestão

Os sistemas de gestão corporativa em geral já são uma excelente maneira de manter em dia o gerenciamento das finanças de quem tem uma loja. Afinal, é sempre bom ter tudo sob controle, ainda mais para quem é empreendedor de primeira viagem e ainda está agregando experiência no assunto.

 

Com a facilidade de reunir todos os setores e seus números, documentos e informações em um só software, a vida do dono fica muito mais fácil. A automatização dos processos burocráticos e administrativos costuma ser uma grande vantagem para o negócio – principalmente por evitar problemas comuns por interpretações erradas, atrasos e o quase inevitável erro humano ao qual todos estão sujeitos. Comentamos sobre eles neste outro post.

 

Outras ações

Existem ainda pequenas atitudes que precisam ser tomadas para evitar problemas futuros. Antes de tudo, é preciso analisar a situação financeira da loja, para sabe exatamente o ponto onde se encontra ao começar e corrigir os erros identificados.

 

Também é importante jamais misturar suas finanças pessoais com as da empresa, mesmo que esteja tudo em seu nome. Qualquer investimento a ser realizado, seja para o que for, também precisa ser cuidadosamente avaliado para evitar riscos desnecessários e prejuízo futuro.

 

***

Os softwares de gestão são uma grande mão na roda de quem precisa lidar com todas as áreas do negócio – mas não basta apenas contar com eles e deixar todo o resto de lado. Planeje-se, organize-se e mais lucros virão!

erp-gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815