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Indicadores de Desempenho que todo Varejista precisa ficar atento

Com o fim do ano se aproximando, chega a hora do varejista realizar o balanço de 2016 e avaliar como foi o desempenho geral do seu negócio entre janeiro e dezembro. E existem alguns indicadores que são essenciais para compreender e analisar a performance de vendas no período.

 

São números e médias que fazem com que o empresário posssa visualizar melhor como foi a temporada para a loja. Embora alguns possam ser mais subjetivos e não necessariamente indicar erros ou acertos, sempre vale a pena ficar atento a todos para evitar surpresas no futuro.

 

Com isso, é preciso ficar de olho nestes indicadores para continuar evoluindo, corrigir erros e planejar 2017. Veja quais são os principais.

 

Ticket Médio

Também conhecido como Preço Médio por Venda, representa exatamente o valor gasto em média por cada cliente que compra na loja.

 

Para calcular, basta dividir a receita arrecadada em vendas no período peloa número total de vendas.

 

A análise do Ticket Médio ajuda a analisar o valor dos preços que está praticando no estabelecimento, assim como o desempenho dos funcionários e estratégias de marketing.

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Taxa de Conversão

É uma fórmula simples e mais voltada para a avaliação do trabalho da equipe de vendas. Quantos visitantes da loja os funcionários conseguem transformar em clientes efetuando uma venda?

 

A Taxa de Conversão é calculada dividindo o número de vendas realizadas no período pelo número de pessoas que entraram no estabelecimento.

 

Número de Peça por Atendimento

Também serve para analisar o desempenho dos vendedores. Como dá para perceber o nome, avalia a quantidade de peças que é vendida para cada cliente.

 

Calcula-se dividindo a quantidade de peças vendida pelo número total de vendas naquele determinado período.

 

Assim, dá para saber se a equipe vem conseguindo oferecer com sucesso produtos adicionais aos visitantes.

 

Preço Médio por Peça Vendida

A loja está vendendo mais produtos de menor ou maior valor?

 

O valor total de itens vendidos dividido pela quantidade de itens vendidos é a fórmula para calcular.

 

Com esse indicador também é possível entender se os funcionários estão conseguindo aumentar o Número de Peça por Atendimento e ainda se o preço médio de produtos que compra para vender é parecido com o preço médio do que realmente está conseguindo nas vendas.

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Custo de Venda

Ajuda a avaliar o lucro possível com cada produto. Leva em consideração não só o valor pago para comprar aquele item, como também o que a loja gasta com outras coisas como logística de frete e mão de obra.

 

Ao descobrir esse número, é possível estabelecer o melhor preço para lucrar com aquilo.

 

Índice de Retenção por Cliente

Como saber se um cliente foi fidelizado a longo prazo e volta a comprar na loja? Existem maneiras de medir o retorno de determinada pessoa, principalmente através de cadastros – e analisar o lucro que há com cada um daqueles que retornaram.

 

A experiência do cliente e as estratégias de pós-venda são determinantes para fidelizar alguém.

 

Índice de Satisfação do Cliente

Não existe melhor maneira de conseguir a fidelização do que deixando o cliente satisfeito com a compra.

 

E não apenas a qualidade do produto que vende, como também a do serviço prestado na loja, ajudam a garantir a satisfação do consumidor e melhorar cada vez mais a percepção do público sobre a marca. Afinal, clientes satisfeitos costumam compartilhar a impressão positiva – assim como a negativa.

 

***

Esteja ciente de que indicadores são interessantes para colocar no papel o desempenho da loja no período escolhido, mas é ainda mais importante saber usá-los. Prepare-se para analisar cada um deles e tirar conclusões a partir dos dados recolhidos. Assim, você varejista tem mais informação e embasamento para planejar a próxima temporada de vendas de acordo com pontos positivos e negativos, além de padrões e tendências observados.

 

Uma excelente maneira de reunir dados e analisá-los melhor é através dos sistemas de gestão de vendas. Eles integram, otimizam e automatizam as informações recolhidas a cada venda e facilitam a vida de qualquer empresário na hora de avaliar como foi o ano.

 

2 Comentários para "Indicadores de Desempenho que todo Varejista precisa ficar atento"

  1. Tenho uma dúvida.
    O PA é calculado apenas nas vendas?
    Pergunto porque o meu sistema calcula o PA, mas ele acaba caindo pelo fato do vendedor fazer uma troca.
    Devo deixar as trocas de lado e calcular apenas nas vendas?

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