Blog Kamaleon
Mantenha as contas em dia criando um Calendário Financeiro: veja como

Manter as finanças em ordem é uma das responsabilidades mais importantes de qualquer empresa. Problemas financeiros podem surgir por motivos muitas vezes bastante evitáveis e desnecessários, levando a atrasos em metas ou até mesmo a consequências mais graves para o negócio. Por isso, manter o controle com bastante atenção e detalhamento é fundamental.
Conseguir botar as contas e o caixa em dia é o primeiro passo para evitar dores de cabeça futuras com relação a dinheiro na empresa. E uma maneira interessante, prática e efetiva de colocar isso no papel é através da criação de um calendário financeiro – para nunca mais se perder com datas e ter prejuízo ou precisar resolver questões pendentes quando poderia direcionar os esforços para outras áreas da administração.
O que é um Calendário Financeiro
O calendário financeiro nada mais é do que uma forma de organizar e detalhar o fluxo de caixa da empresa. Com uma avaliação completa e previsão de todas as receitas e despesas do negócio, fica bem mais fácil de manter o controle das contas e evitar problemas com dinheiro no futuro. Daí toda a importância que tem esse tipo de sistema.
Esse controle mais rigoroso sobre as entradas e saídas ajuda o empresário a não perder datas importantes e se complicar, além de poder antecipar períodos de menor lucro e se planejar para isso. Para manter a saúde financeira do seu negócio, é essencial não perder prazos de pagamentos (resultando em possíveis juros) ou tributos, por exemplo, e ainda estar atento a todas as entradas previstas no caixa.
O calendário financeiro é uma excelente ferramenta para que a empresa não se enrole com os números e acabe saindo prejudicada. Seja para lembrar datas de pagamentos a efetuar quanto também de outros a receber (e não alimentar inadimplentes).
Como colocar em prática
Para montar um calendário financeiro em sua forma mais básica nada mais é preciso além de um software em formato de planilha (como Excel ou Google Sheets). Com acesso a um deles já é possível organizar as despesas e receitas futuras para nunca mais perder prazos e evitar gastos de caixa desnecessários.
Você pode organizar o calendário por mês, dividindo por semanas e cada dia útil referente com a sua própria coluna. Neles, coloque exatamente os valores que tem a receber e a pagar, somando tudo ao final do mês. Assim você cria uma projeção de lucro (ou prejuízo, pode acontecer) para aquele período e tem embasamento o suficiente para adaptar seu planejamento de acordo com os resultados.
Também é válido marcar cada compromisso financeiro após a data como “efetuado” ou “pendente”, para ter real noção do que entrou e saiu e do que está sendo devido – por você ou a você. Com observação, é possível usar o calendário para analisar toda a situação dos cofres da empresa no futuro próximo e fugir de pendências, multas e juros evitáveis.
Hoje, porém, é ainda mais fácil organizar as finanças sem precisar recorrer às velhas planilhas. Com um sistema de gestão para integrar todas as áreas do negócio, é possível controlar o fluxo de caixa e fazer esse tipo de avaliação com muito mais facilidade e praticidade.
Sistemas de gestão são softwares, normalmente de funcionamento online através da nuvem, que integram dados, automatizam tarefas e otimizam o trabalho geral da empresa. Por isso, acabam facilitando bastante a vida de quem vai organizar o calendário financeiro.
A Kamaleon possui os sistemas Kash e ERP, destinados a empresas de todos os portes e segmentos. Com eles, você pode manter o setor financeiro sob controle e nunca mais ter problemas inesperados de caixa. Peça já uma demonstração gratuita!
Leia também:
- CHEGA DE PLANILHAS! Está na hora de adotar um Sistema de Gestão
- 4 Motivos para o Contador adotar o uso do Kash e o ERP nas empresas para que presta serviço
- Sistemas de gestão otimizam a rotina de todo tipo de negócio