Blog Kamaleon

O papel do Contador nas pequenas e médias empresas

O empresário que possui um negócio de porte médio ou pequeno acaba muitas vezes atarefado demais com afazeres do dia a dia dos mais diversos setores da administração. Por isso, pode não ter tempo suficiente para dedicar a atenção necessária às finanças e contabilidade geral do empreendimento.

 

A gestão financeira e fiscal é essencial para o bom andamento de qualquer empresa e precisa ser levada muito a sério. E desde os primeiros passos, para ser estruturado já de maneira adequada e não ter problemas futuros. Mesmo com as possibilidades mais recentes trazidas pela tecnologia – como sistemas de gestão que integram dados e automatizam tarefascontratar um contador de confiança é, sim, necessário.

 

Algumas coisas do plano contábil podem ser feitas por um software de gestão, mas a verdade é que a presença de um profissional capacitado, que vê coisas que a máquina não vê, pode te salvar de furadas e evitar complicações.

 

Como atua o contador?

De uma maneira geral, o contador costumava trabalhar primeiramente garantindo que toda a atuação financeira e fiscal da empresa estava dentro dos parâmetros legais. Mas, a depender do porte do seu negócio e da possibilidade de contar com um profissional em tempo integral e com dedicação exclusiva, ele pode assumir posição muito mais importante.

Banner E-book Gestão

O cumprimento de leis – principalmente as fiscais – continua como atribuição do contador, é claro. No entanto, você também pode (e deve) usá-lo para analisar o desempenho financeiro do negócio periodicamente, observar e antecipar tendências econômicas baseado nessas avaliações, idealizar e implementar o planejamento financeiro e tributário e até mesmo indicar novas possibilidades de investimento.

 

Se está parecendo que o contador funciona como uma espécie de consultor financeiro, tributário e fiscal, é porque é assim mesmo.

 

Como o contador ajuda uma pequena/média empresa?

Para começar, muitos empreendedores – principalmente os de primeira viagem – podem se enrolar com alguns detalhes fiscais e tributários na hora da concepção do negócio. Se organizar adequadamente para cumprir com todos os impostos necessários em seu segmento de atuação é fundamental para não ter problemas com a Receita no futuro. E o contador, além de garantir tudo isso, ainda deve avaliar com cuidado a empresa para definir em qual regime tributário será inserida – Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

kash-gif

Manter uniforme a escrituração dos livros contábeis e levantar balanço de patrimônio e resultado econômico do negócio todo ano também são atribuições em que o contador se insere e pode ajudar bastante o empresário. Ele ainda pode trabalhar para redigir contratos (incluindo a divisão societária, antes de tudo), realizar balanços mensais, elaborar o fluxo de caixa… e todas essas tarefas de cunho financeiro ou fiscal que, muitas vezes, o dono do negócio não tem tempo ou expertise suficiente para cuidar como deveria.

 

Vale a pena o contador para o pequeno empresário?

Definitivamente, sim. Mesmo quem não tenha se planejado para incluir no orçamento a contratação de um contador em uma pequena empresa, deveria fazer as adaptações necessárias para passar a ter. Não pense como um gasto, e sim como um investimento na qualidade do seu negócio.

 

Embora a maioria das áreas da empresa possam ser tocadas pelo empresário, após algum estudo sobre o assunto, a contabilidade é um pouco mais complicada para quem não teve o treinamento adequado. Com um contador trabalhando para você, além de tudo ainda ganha em eficiência, autoridade e rapidez para os assuntos relativos a finanças, tributos e leis em geral.

 

E com a ajuda de um sistema de gestão, tudo fica mais simples tanto para você – em todos os setores da administração corporativa – quanto para o contador.

 

A Kamaleon desenvolveu os sistemas KASH e ERP, que contemplam negócios de todos os segmentos e portes, garantindo maior integração, automatização e otimização de todo o trabalho. Entre em contato e peça já uma demonstração gratuita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815