Blog Kamaleon

Por que você precisa ter um sistema de gestão em sua micro ou pequena empresa?

Administrar o próprio negócio pode ser complicado, mas existem softwares para ajudá-lo.

Para quem vê a rotina das grandes empresas de fora, já estabelecidas em seus mercados e com tudo funcionando de maneira natural (pelo menos aparentemente), pode até pensar que administrar um negócio é simples. O dia a dia do micro ou pequeno empresário apresenta uma grande leva de desafios a serem superados e, por isso, recorrer a um software de gestão pode ser a melhor saída.

Para o bom funcionamento corporativo, mesmo em empresas de micro ou pequeno porte, é preciso otimizar a gestão e aumentar a produtividade. Sem uma administração adequada para as questões cotidianas, mesmo o que parecia um problema irrelevante pode acabar se tornando algo maior. E o resultado? Quem produz menos, também lucra menos do que poderia.

O sistema integrado de gestão empresarial passou a crescer no mercado justamente por oferecer a solução para o problema de quem tem um negócio: agregar em uma só ferramenta tudo que você precisa para tocar a vida sem maiores percalços e é uma excelente opção também para micro e pequenas empresas. Veja por que.


Sistema de gestão para micro e pequena empresa

O sistema de gestão nada mais é que um software para ser aplicado na empresa visando organizar tudo que seja relativo à administração e às operações da organização. O sistema possui aplicações e bancos de dados, tornando mais prático, e centralizado todo o processo administrativo e operacional do seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema de gestão estão a possibilidade de administrar fluxo de caixa, faturamento, balanço de contabilidade, inventário, estoque, impostos, RH e até o controle de ponto dos funcionários. Os recursos também podem interagir entre si, cruzando dados de acordo com as necessidades da administração.

Muitas empresas de menor porte acreditam que podem funcionar bem sem usar o sistema, porque suas operações seriam simples o suficiente para serem controlados em planilhas e softwares mais simples. Entretanto, há muitas vantagens para quem decide adotar um sistema de gestão em seu negócio.


Quais são as vantagens de usar um sistema de gestão

Existem diversos pontos que tornam o software bastante interessante para quem gere uma micro ou pequena empresa. Além do já citado aumento da produtividade geral – que vem por conta da praticidade e velocidade que ele permite no controle das operações -, algumas áreas específicas costumam ser afetadas positivamente com o uso do sistema.

O banco de dados que o sistema reúne ajuda bastante os funcionários a tomarem decisões no dia a dia – o cruzamento de informações pode representar um grande ganho de inteligência estratégica. Sem ele, seria difícil conseguir relacionar certos dados uns com os outros e as escolhas podem acabar sendo feitas ‘no escuro’.

A quantidade de erros que podem ser cometidos pela equipe também diminui consideravelmente por conta do software de gestão. Todas as informações e cadastros disponibilizados auxiliam os funcionários a trabalhar melhor e mais efetivamente. Quando se erra menos, consequentemente também se perde menos tempo refazendo o que estava errado. E já ouviu falar que tempo é dinheiro, não?

Outro benefício toca naquilo que todos procuram ao administrar um negócio: a redução de custos. A centralização através de um sistema de gestão permite não só a redução de mão de obra para controle diário, como também a agilidade no trabalho e o aumento da satisfação dos clientes. Com o atendimento melhor, a percepção de marca cresce em popularidade com o seu público, garantindo um aumento de valor inestimável.

Todos os processos corporativos também acabam otimizados, gerando um funcionamento mais eficaz da empresa. A organização da companhia em geral também acaba melhorada, já que é possível acessar facilmente todo o inventário de itens e estoque.

Os sistemas de gestão mais modernos são totalmente online, facilitando ainda mais o controle de qualquer lugar, qualquer dispositivo – notebook, computador, tablet, ou smartphone -, e a qualquer hora. O armazenamento nas nuvens dá mais segurança ao empresário e o acesso facilitado permite uma flexibilidade maior em termos geográficos e de horários.


Sistemas de gestão são facilitadores

No fim, essa é a grande vantagem de lançar mão de um software de gestão em sua empresa. O ganho em produtividade, velocidade, satisfação do cliente, organização e redução de custos compensa (e muito!) o investimento inicial financeiro que ele pode representar.

Qualquer empresário pode se beneficiar muito usando o sistema de gestão para driblar questões básicas e cotidianas que muitos negócios enfrentam – e que poderiam ser resolvido muito mais rapidamente de forma automatizada.

***
A Kamaleon TI apresenta sistemas de gestão completos e totalmente online, como o KASH. Seja também mais eficiente e faça com que sua empresa se torne mais lucrativa! Entre em contato para uma apresentação gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815