Blog Kamaleon

Principais erros de gestão que prejudicam qualquer negócio

Não interessa o seu nível de experiência em administração, ninguém está imune a erros de gestão em um negócio. Seja você um empreendedor de primeira viagem ou um empresário já estabelecido, é importante ficar atento a pequenos deslizes que qualquer um está sujeito, mas que podem acabar sendo muito prejudiciais e afetando até o objetivo maior: o sucesso.

E dedicar o estudo necessário para entender e aprender sobre os erros mais comuns cometidos em empresas dos mais diversos portes não é perda de tempo. Muito pelo contrário, pode ser considerado um investimento inteligente para que não acabe surpreendido por eles. Em um mercado cada vez mais criativo e agressivo, qualquer percalço pode ser o suficiente para deixá-lo atrás da concorrência – e o caminho de recuperação é sempre difícil.

Então saiba quais são os principais erros de gestão que prejudicam qualquer negócio e descubra como fugir deles.

Não se planejar

Pode parecer óbvio que o planejamento é por onde começa qualquer empresa. Mas, a verdade é que muitos empreendedores deixam a desejar no quesito, planejando sem a devida atenção e cuidado em todos os pormenores. Sim, é preciso se planejar para cada detalhe, sob o risco de acabar se vendo em uma situação inesperada no futuro.

Expectativas de lucro a curto e médio prazo, gastos necessários, potenciais forças e fraquezas do seu negócio e do mercado em que está inserido… tudo isso precisa ser avaliado antes de começar e, depois, periodicamente para se manter funcionando.

Não contratar bem

Saber exatamente o que espera da equipe que vai trabalhar para você é essencial. Por isso, vem se tornando cada vez mais importante detalhar especificidades de cada vaga aberta na empresa, para assim poder contratar a pessoa ideal para fazer o trabalho necessário – poupando tempo e dinheiro para todos.

Nunca se apresse no recrutamento de candidatos, já que a seleção rápida pode levar à contratação de alguém pouco adequado para o cargo. Contratar com precisão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

kash-gif

Não liderar

Não é incomum encontrar empresários que, embora excelentes na sua área de atuação, não dediquem o tempo ideal para liderar a equipe. Não basta contratar bem, é preciso ensinar. E todos sabemos que o bom líder ensina e incentiva através do exemplo.

O bom gestor deve também desenvolver habilidades de comunicação, já que o feedback é importantíssimo para ajudar os funcionários a atingir os melhores resultados possíveis. Críticas construtivas podem ser difíceis de fazer, mas são necessárias para que todos saibam onde precisam melhorar.

Saber ajudar a equipe a crescer é característica imperativa do bom administrador.

Não definir objetivos

Se a equipe não tiver objetivos claros e específicos para alcançar, fica difícil de manter a motivação e cobrar resultados depois. Ninguém é produtivo sem saber o motivo de estar fazendo algo, assim como se torna inviável saber o que priorizar na rotina da empresa.

Definir metas práticas, realistas e alcançáveis é fundamental para chegar ao sucesso.

Mas não termina por aí. Também é preciso saber mostrar aos colaboradores como chegar lá e, futuramente, ainda controlar as expectativas de todos. Afinal, definir um objetivo não necessariamente significa que vai alcançá-lo. E não alcançá-lo também não significa fracasso total.

Não analisar resultados

Vivemos em uma era de ascensão tecnológica rápida, permitindo a qualquer negócio ter as ferramentas necessárias para avaliar cada aspecto de sua operação cotidiana. Assim, é bastante simples e fácil conseguir analisar resultados e aprender o que vem dando certo ou não na empresa.

Há softwares no mercado que permitem integração, automatização e cruzamento de dados para análise do gestor. Assim, pode-se definir objetivos mais adequados e otimizar o seu caminho até o sucesso

Por mais que erros possam levar a aprendizados importantes para o seu crescimento como empreendedor, ainda é muito melhor não cometê-los. Aprender um pouco mais sobre os principais deles e como evitá-los pode poupar tempo, dinheiro e trabalho para você.

***
Outra maneira de facilitar a vida de qualquer empresa é recorrer aos sistemas de gestão. Eles funcionam centralizando, unificando e automatizando tudo que for relativo à administração diária do negócio, garantindo mais rapidez e eficiência. Conheça e adote!

erp-gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades da Kamaleon TI.

Assine nossa newsletter

Entre em contato conosco

Rua Doutor Arnaldo Escorel, 493
Tambauzinho • João Pessoa • PB
CEP: 58042-080

+55 83 3021 8815